segunda-feira, 19 de março de 2012

Sugestões de atividades para lição de casa - 1o ano


A tarefa de casa é uma ação que muito ajuda o aluno em sua aprendizagem, pois o auxilia a rever e refletir sobre os ensinamentos ocorridos na aula. Durante este momento o estudante dedica-se com mais autonomia ao dever e, uma vez que o professor não está presente para ajudá-lo, ele passa a recorrer ao que absorveu do conteúdo tratado em sala.
É importante que essa tarefa faça parte de rotina escolar da criança e torne-se um hábito. Os pais devem ser orientados quanto ao auxílio no momento dos deveres para que não primem pelos acertos finais, mas sim pelo processo de execução como um todo, pois é ele quem revela a aprendizagem e as dúvidas da criança.
Já no primeiro ano escolar as tarefas devem estar presente no quotidiano dos pequenos. Tais lições não devem ser extensas, complicadas ou muito trabalhosas para não desanimar as crianças e os pais, bem como não comprometerem muito tempo de ambos para serem executadas. O professor deve também estabelecer uma rotina para a correção das tarefas. Momentos de correção coletiva são muito importantes para que se possam discutir o que e como os alunos pensaram para realizar a atividade. Esta tarefa pode também facilitar a vida do professor que, com salas tão numerosas, acaba por não conseguir corrigir os deveres e, consequentemente, acaba evitando de mandá-los.
A seguir, algumas dicas de atividades simples que podem ser enviadas para o primeiro ano.

FAÇA EM SEU CADERNO O DESENHO DE 2 OBJETOS, CUJOS NOMES TENHAM INÍCIO COM A MESMA LETRA QUE COMEÇA SEU NOME:


TREINE A ESCRITA DE SEU NOME COMPLETO. AMANHÃ VOCÊ TERÁ QUE ESCREVÊ-LO EM SUA ATIVIDADE SEM USAR A PLAQUINHA.


ESCREVA O ALFABETO AO CONTRÁRIO (DO FINAL PARA O COMEÇO) EM SEU CADERNO.


ESCREVA OS NUMERAIS COMEÇANDO DO ZERO (0) E PULANDO SEMPRE UM NÚMERO ATÉ CHEGAR NO TRINTA (30).


LEIA OS NUMERAIS ATÉ 30 EM VOZ ALTA PARA 2 PESSOAS DA SUA CASA. EM SEGUIDA, ESCREVA ESTES NUMERAIS EM SEU CADERNO.


ESCREVA O NOME E DESENHE 3 BRINQUEDOS OU BRINCADEIRAS QUE VOCÊ MAIS GOSTA.


FAÇA UMA LISTA COM O NOME DE 5 GOSTOSURAS QUE VOCÊ ADORA COMER. PEÇA AJUDA DE ALGUÉM PARA ESTA TAREFA.


ESCREVA O ALFABETO EM SEU CADERNO SEM AS VOGAIS.

ESCREVA AS VOGAIS EM SEU CADERNO E DESENHE UM OBJETO, CUJO NOME SE INICIE COM UMA VOGAL.

Importância da lição de casa


Qual a importância da lição de casa? Quanto tempo o aluno deve se dedicar aos estudos fora da sala de aula? É mesmo fundamental haver lição de casa todos os dias? Como os pais devem ajudar nas tarefas? O que fazer quando o estudante tem dificuldade para fazer os exercícios propostos pelos professores? Essas são algumas dúvidas que atormentam tanto os estudantes quanto seus pais no dia a dia da escola. Lição de casa é um assunto sempre controverso, pois escolas diferentes seguem procedimentos distintos. O importante é que tanto alunos quanto pais saibam que a rotina de estudos não acaba na porta da escola, após quatro ou cinco horas diárias de aula. Em casa, o estudo deve continuar, sob a forma da lição de casa - também chamado de dever de casa ou tarefa de casa.

"As funções da lição de casa são sistematizar o aprendizado da sala de aula, preparar para novos conteúdos e aprofundar os conhecimentos", explica Luciana Fevorini, coordenadora de ensino fundamental II do Colégio Equipe, em São Paulo. "Analisando os exercícios que os alunos resolvem sozinhos em casa, o professor pode descobrir quais são as dúvidas de cada um e trabalhar novamente os pontos em que eles apresentam mais dificuldades."

"O grande desafio do professor é fazer com que o aluno consiga atribuir significado à lição de casa", diz Eliane Palermo Romano, coordenadora pedagógica da Escola Comunitária de Campinas. "O aluno precisa perceber a função das tarefas para que compreenda sua importância", reitera Cleuza Vilas Boas Bourgogne, diretora pedagógica da Escola Móbile, de São Paulo.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Cartazes pedagógicos: Números

Este cartaz numérico é muito útil para a memorização da grafia numérica e relação numeral / quantidade. Tenho um em minha sala e, com frequência, as crianças se aproximam dele para contar. O fato das quantidades serem relacionadas com os dedos da mão também aproxima bastante o objeto deles. Coloque o cartaz na altura das crianças.




segunda-feira, 12 de março de 2012

Identidade


Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir e de pensar e da história pessoal".

Justificativa:

As interações da criança com o meio social favorecem a construção de sua identidade. Neste aspecto a Educação Infantil torna-se ambiente privilegiado, pois há aqui um universo social diferente do que é encontrado no âmbito familiar das crianças favorecendo novas interações ampliando seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem é também construída a partir de relações estabelecidas nos grupos em que a criança está inserida. Um ambiente rico em interações, que busque acolher particularidades de cada indivíduo, promover o reconhecimento das diversidades aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo que contribui para a construção da unidade coletiva, colabora para a estruturação da identidade, bem como de uma auto imagem positiva.

Objetivo:

- Interagir e relacionar-se com o grupo em momentos diversos.

- Participar de brincadeiras e atividades que primem pelo contato físico e emocional a fim de que o sujeito se perceba importante no processo.

- Perceber em si e no outro, as igualdades e diferenças (físicas e de personalidade), mediante as interações estabelecidas.

- Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo.

- Enxergar a si próprio como parte de um grupo.

- Buscar informações na família (pesquisas, fotos e objetos) a respeito de sua própria história, suas preferências para falar mais de si.

Conteúdo:

- História de vida

- Identidade

Etapas previstas:

- Tirar fotos das crianças individualmente e em grupo.

- Montar um painel de fotos da turma.

- Solicitar fotos das crianças no ambiente familiar – sozinho e com a família.

- Complementar o painel anterior de fotos (esta ação proporcionará à criança uma imagem dela em ambientes diferentes – casa/escola, família/amigos)

- Solicitar pesquisa aos pais sobre a escolha do nome da criança – escolher 4 nomes por dia e conversar com o grupo sobre.

- Montar um painel no corredor com as pesquisas e fotos das crianças.

- Olharem-se no espelho e observar: como é o corpo, cor da pele, cabelo, olhos, tamanho, etc.

- Fazer um desenho em tamanho real (contorno no sulfitão) de cada criança. Deixar que desenhem e pintem em seu desenho.

- Montar uma exposição destes desenhos no corredor da sala.

- Trazer fotos do rosto da criança para que desenhem o corpo.

- Propor que façam desenho do amigo que mais gostam.

- Roda de conversa: quem é meu melhor amigo na escola e porque gosto tanto dele.

- Dividir uma folha ao meio e propor desenho: meu brinquedo favorito em casa / meu brinquedo favorito na escola.

Avaliação:

Serão avaliados aspectos como interesse da turma e da família em participar das atividades. A partir destes indícios e de reflexões sobre o trabalho haverá ou não flexibilização do planejamento e das atividades para melhor atender os objetivos propostos.

domingo, 4 de março de 2012

Letramento e Alfabetização – importância e aplicabilidade prática do conceito

A escrita e a leitura são tarefas fundamentais na vida atual do ser humano. Sem elas o homem deixa de se comunicar de maneira adequada e eficiente com seus semelhantes se tornando assim, um ser alienado em relação ao mundo e as diversas relações sociais. A literatura tem o poder de ampliar e diversificar nossas visões e interpretações sobre o mundo que nos cerca e da vida como um todo. Portanto, sem o domínio da prática da leitura e escrita os indivíduos se tornam inábeis para diversas tarefas quotidianas e, consequentemente, excluídos de muitos acontecimentos onde haja a necessidade de usar tais ferramentas.

A prática eficiente de leitura nos dá o passaporte para interagir com o texto lido indo além da mera decodificação de signos gráficos para adentrar no fabuloso universo dos significantes e significados. Esta habilidade nos favorece a interpretação e a imaginação sobre tudo o que é construído em um bom texto seja ele um romance, uma crônica, um poema, manifesto, jornal, gibi, história infantil, etc. Enfim, o domínio de habilidades de leitura e escrita nos faz mergulhar no mundo da fantasia e da realidade encontrada no mundo das palavras.

O letramento, portanto, tem a ver com esta idéia - ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita a fim de adquirir a condição de apropriar-se dela e torná-la "própria", ou seja, é assumi-la como sua "propriedade".

Todavia, há grande diferença entre alfabetização e letramento, entre ser alfabetizado e ser letrado. Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado. Ser alfabetizado quer dizer sabe ler e escrever. Já estar letrado pressupõe a idéia de que o indivíduo vive em estado de letramento, ou seja, ele não apenas sabe ler e escrever, mas principalmente usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita.

Letrar é bem mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do indivíduo. É importante saber distinguir alfabetização e letramento, entre aprender o código e ter a habilidade de usá-lo. É fundamental também entender que eles são indissociáveis, mas têm as suas especificidades, sem hierarquia ou cronologia: pode-se letrar antes de alfabetizar ou o contrário. Já não basta aprender a ler e escrever, é necessário mais que isso para ir além da alfabetização funcional (denominação dada às pessoas que foram alfabetizadas, mas não sabem fazer uso da leitura e da escrita). A entrada da pessoa no mundo da escrita se dá pela aprendizagem de toda a complexa tecnologia envolvida no aprendizado do ato de ler e escrever.

"O ato de ler e escrever deve começar a partir de uma compreensão muito abrangente do ato de ler o mundo, coisa que os seres humanos fazem antes de ler a palavra. Até mesmo historicamente, os seres humanos primeiro mudaram o mundo, depois revelaram o mundo e a seguir escreveram as palavras". (Magda Soares)

Podemos afirmar que o letramento pressupõe práticas de leitura e escrita que circulam na sociedade em que vivem. Atividades como ler jornais, revistas, livros, saber ler e interpretar tabelas, quadros, formulários, instruções, contas de água, luz, telefone, saber escrever cartas, bilhetes, emails, etc. atribui sentido ao ato de ler e escrever. A alfabetização e o letramento se somam, são complementos. Enquanto que "alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita, letrar significa levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita". (Magda Soares)

Boas práticas para o trabalho de alfabetização e letramento buscam sempre mediar a construção do conhecimento de indivíduos com a oferta de oportunidades reais de reflexão sobre o funcionamento grafo-fônico e ortográfico da língua escrita, possibilitando assim que os mesmos compreendam que escrever significa registrar o pensamento no papel e poder comunicá-lo também desta forma a outro indivíduo.

Tais ações ampliam as capacidades lingüísticas e cognitivas do sujeito que passa a ser considerado letrado. É, portanto importantes ter em sala de aula, portadores de textos de gêneros variados buscando ampliar os antigos conteúdos da alfabetização. O trabalho com textos diversos – notícias, receitas, convites, manuais, etc., a contação de histórias, as cantigas populares, as poesias, a produção de textos orais e escritos dentro de situações da vida real são ações cotidianas que levam ao processo eficiente de letramento e alfabetização. O trabalho sistematizado e sério do professor com foco em práticas de leitura e escrita prima também pelo compromisso com a aprendizagem de todos os alunos. O uso de projetos didáticos, atividades permanentes e sequências didáticas em sua rotina organizam o trabalho a fim de facilitá-lo e permitir haver uma avaliação mais clara e objetiva dos resultados. Promover na sala de aula um ambiente alfabetizador com estímulos diversos à leitura contextualizados que consideram a realidade do aluno são ferramentas também importantes, visto que a sociedade é letrada e que, portanto, o indivíduo não chega à escola vazio destes conhecimentos. Estar sempre atualizado sobre os conhecimentos e tecnologias disponíveis para a realização de um trabalho eficiente são fatores que promovem, na prática, um bom trabalho de letramento e alfabetização.

escrito por: ana paula de lima leão

Educação vem de casa


Educação tem de vir do berço e cabe a família responsabilizar-se por isso ! Se cada família praticasse esta máxima: Educar os filhos dentro de princípios morais e boas maneiras, com certeza não teríamos Professores frustrados e exauridos devido a falta de educação de muitas crianças e jovens.

Todos os dias em milhares de salas de aula espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, crianças e jovens chegam ao ápice da malcriação destilando todo tipo de impropérios nas dependências da Escola e fora dela, comunicando-se uns com os outros aos berros de forma rude e irônica, tratando mal os colegas, Professores e demais Funcionários da Escola.

O ano começa, e é preciso deixar claro, para a Família e para o Aluno, que o Professor não vai tolerar este tipo de comportamento. Mas para posicionar-se frente a esta questão, é preciso que o Professor saiba exatamente o que deve ser cobrado da Família e do Aluno no que refere-se a educação familiar e boas maneiras de convivência em grupo.

Tanto nas séries iniciais quanto nas Finais tratar de questões relacionadas a boas maneiras é um assunto delicado, pois perpassa na negligência do adulto, que neste caso é o Pai e a Mãe, que se omitem em ensinar o básico aos seus filhos, pois acreditam piamente que cabe ao Professor dar esta educação também.

Ninguém quer um vizinho mal educado, ninguém contrata ou mantém um funcionário ignorante no trato das pessoas, uma mulher não deseja casar-se com um homem rude e desprovido de tato e educação. Um Professor também não quer uma criança ou jovem desrespeitoso, mal educado e mentiroso como aluno.

É de conhecimento de todos os Professores que devido ao fato da criança ou jovem chegar na Escola sem o mínimo de educação familiar, ocorrem uma série de problemas que desencadeiam a indisciplina e tumultuam o andamento das atividades na sala de aula, e que por esta razão, muitas vezes, inviabiliza que o aprendizado ocorra de maneira satisfatória.

Sob este ponto de vista seria apropriado dizer que, neste caso, os Pais são responsáveis pela indisciplina e falta de educação dos filhos e portanto, devem ser responsabilizados por isso.

Reflita comigo, se as crianças e jovens chegassem com mínimo de educação trazida de casa, dada pelos Pais, boa parte dos problemas de indisciplina dentro da sala de aula estariam resolvidos. Esse mínimo de educação envolveria que o aluno soubesse seis questões básicas:

6 Princípios Básicos de Boas Maneiras que todos devem trazer do Lar:

1) Peça “Por Favor” , diga “Obrigado”, “Com licença “ e mantenha sempre o controle emocional

2) Fale educadamente, sem usar gírias, palavrões, ou expressões de baixo calão

3) Trate com respeito todos a sua volta e jamais fale de alguém pelas costas

4) Jamais use de intimidação verbal ou física para conseguir o que deseja

5) Seja íntegro: sustente o que você diz e faz e enfrente sempre as conseqüências dos seus erros

6) Jamais use de mentiras, enganação e falsas acusações

Como acionar os Pais:

Todos os anos é quase impossível fazer com que, justamente os Pais dos alunos que mais dão problema, compareçam na Escola, porém aqui vão algumas sugestões para você já implementar no início do ano.

1) Crie um novo Cartaz com esses 6 itens e acrescente outros mais que você julgar necessários e que melhor se ajustem a sua situação e necessidade

2) Afixe o Cartaz criado na sua sala de aula e nos corredores

3) Para a primeira Reunião de Pais prepare:

. Cartaz para ser entregue aos Pais

. Termo de Responsabilidade do Comportamento e Disciplina do filho, pode ser usado como sugestão,o seguinte cabeçalho extraído do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente):

“ART. 4° – É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. (ECA)

Art. 129. São medidas aplicáveis aos pais ou responsável (no caso de negligência com relação a criança e ao adolescente):

I – encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família;

II – inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos;

III – encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico;

IV – encaminhamento a cursos ou programas de orientação;

V – obrigação de matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar;

VI – obrigação de encaminhar a criança ou adolescente a tratamento especializado;

VII – advertência;

VIII – perda da guarda;

IX – destituição da tutela;

X – suspensão ou destituição do pátrio poder

No Termo de Responsabilidade coloque também o nome de todos os alunos e ao lado deixe uma linha em branco, assim, após conversar com todos os Pais, eles devem assinar o Termo, dando ciência do que foi exposto.

4) Diálogo Amistoso: Na Reunião é preciso que seja debatido e esclarecido que cabe aos pais criar, educar e assistir seus filhos pois o cumprimento desses deveres leva a um desenvolvimento emocional, psicológico e social sadios dos filhos por meio da paternidade responsável.

É dever dos pais transmitir valores éticos e morais a seus filhos, através de ensinamentos e exemplos de vida, de forma a contribuir de maneira positiva no seu desenvolvimento e na formação de seu caráter e caso isso não esteja sendo feito devidamente, é preciso que eles saibam que serão responsabilizados civilmente.

5. Conselho Tutelar: Nesta reunião o Conselho Tutelar pode ser convidado debater em maior profundidade as responsabilidades das famílias em relação aos filhos. O Conselho Tutelar também deverá ser acionado caso a Escola constate negligência, por parte da família, em relação a educação dos filhos.

Diz o ditado popular ” Educação é bom e eu gosto” , complemento dizendo que todos os Professores também gostam, e agradecem !

Artigo de Roseli Brito do site: sosprofessor.com.br