terça-feira, 1 de outubro de 2013

Sequência didática “Gustavo Rosa”



à Turma: 1º ano
à Duração: aproximadamente quatro aulas
à Espaços utilizados: sala de aula e laboratório de informática
à Materiais necessários: imagens de obras selecionadas de Gustavo Rosa, Data show e computadores, marcadores secos (lápis grafite, lápis de cor, giz de cera), hidrocor e tinta guache. Serão necessárias também cópias impressas da biografia do pintor, bem como duas cópias coloridas da obra “Cão com pássaro”

Objetivo geral:
Possibilitar aos alunos a oportunidade de conhecer algumas das obras de Gustavo Rosa, propiciando momentos lúdicos e reflexivos dos temas por ele apresentados. Despertar o interesse dos alunos por apreciar, conhecer e reconhecer arte visual estimulando-os a também fazerem suas próprias criações.

Objetivos específicos:
  •    Possibilitar aos alunos o contato com obras e vida de um pintor brasileiro – Gustavo Rosa;
  •    Ampliar o repertório visual artístico dos alunos.
  •     Explorar por meio de observações das obras aspectos como uso da cor, linhas e formas, bem como elementos de composição de uma obra artística.
  •    Aprimorar procedimentos para a criação de um trabalho artístico.
  •    Possibilitar aos alunos momentos de observação, criação e apreciação de obras do pintor em questão, bem como propor que participem de processo semelhante para a criação de sua própria obra.
  •    Compartilhar e aprimorar o processo de pesquisa de imagens em internet.
  •   Garantir momentos de observação e exposição de ideias e impressões sobre obras observadas (do pintor e das próprias crianças) a fim de que adquiram respeito pelo que é criado pelo outro.
  •    Fornecer alguns dos subsídios técnicos para a criação de uma obra.

Conteúdos:
  1.  Leitura de imagem;
  2.  Biografia do autor;
  3. Textos verbais e não verbais.
  4. Temas nas pinturas;
  5. Texto visual e contexto de produção de imagem;


Descrição da atividade
·        1º dia de atividade:

1.    Dividir a obra “Cachorro Patch” – Gustavo Rosa recortando partes desta (orelhas, olhos, pernas, corpo do pássaro, bico do pássaro, etc.) e entregar uma parte para cada aluno (caso a turma seja muito numerosa, imprimir duas imagens da mesma obra).

2.    Organizar a sala para trabalhar em duplas, mas entregar partes diferentes da imagem para as duplas. Esse processo tem o objetivo de não limitar o processo de criação e evitar que os alunos queiram fazer atividades iguais.

3.    Proposta: o aluno deverá pegar a parte da obra que lhe compete, colar em um suporte (nesta atividade foi usada uma folha de sulfite A4) e criar um desenho a partir do fragmento que recebeu. Foram usados giz e lápis de cor, além de hidrocor para finalização da atividade.

4.    Após conclusão, as atividades expor as criações na sala para apreciação e comentários dos alunos.


·        2º dia de atividade:

1.    Levar os alunos ao Laboratório de Informática para apresentação de um Power point com obras de Gustavo Rosa.
2.    Abrir momento para comentários e impressões sobre cada obra assim que apresentadas no slide.
3.    Propor que as crianças que identifiquem de qual obra foram retiradas as partes usadas na aula anterior. Após identificação, propor que identifiquem o pedaço sobre o qual trabalharam na obra.
4.    Propor uma breve pesquisa de imagens do autor na internet.

·        3º dia de atividade:

1.    Propor um breve resumo oral sobre como foi a última aula sobre as obras de Gustavo Rosa.
2.    Entregar aos alunos uma breve biografia do pintor e propor leitura compartilhada comentando com a turma aspectos que possam ter sido observados com relação à vida do pintor.
3.    Expor novamente algumas das obras já vistas pelas crianças e propor uma lista de características marcantes observadas nelas: cores fortes, linhas simples, temas quotidianos, etc.

·        4º dia de atividade:

1.    Entregar aos alunos novo suporte (1/2 cartolina branca)
2.    Propor aos alunos que inspirem-se nas obras apresentadas nas últimas aulas para criarem e nomearem uma obra sua.
Esta atividade deve seguir os passos já experimentados pelas crianças em outros momentos nas aulas de Arte: planejamento (imagem e rascunho), execução (desenho – concretização da imagem pensada, pintura e finalização) e exposição (apreciação).
Serão utilizados como material para este trabalho, além da cartolina, lápis HB2, borracha, tinta guache e hidrocor para contornos.

3.    Organizar na sala uma pequena exposição das criações das crianças.

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